terça-feira, 26 de abril de 2022

Dia Mundial da Terra - Workshop

   O Dia Mundial da Terra  (22 de abril) foi comemorado, hoje, na nossa escola/biblioteca entre as 13:35 e as 15:05, com a realização de um Workshop sobre Os serviços dos ecossistemas – O SOLO

Estiveram envolvidos os alunos do 7ºA, as disciplinas de CN e FQ em colaboração com a Biblioteca escolar (DMCB) e as atividades foram dinamizadas pela Associação “A Rocha”.

O Workshop foi constituído por duas partes.

Na primeira parte, decorreu uma Palestra intitulada Os serviços dos ecossistemas – O SOLO.



Foi apresentado aos alunos o que os ecossistemas da Terra oferecem à humanidade.

Na segunda parte, de caráter prático, foram realizadas 3 atividades:

1ª atividade - Caracterização dos solos -  tendo como objetivo comparar diferentes tipos de solo com base nalgumas das suas características.


2ª atividade - Separação dos constituintes do solo, tendo como objetivo separar os constituintes do solo, de acordo com o seu peso.

3ª atividade – Observação de seres vivos do solo, tendo como objetivo observar seres vivos que se encontram no solo e tentar investigar a sua possível função.


   Em resumo, este workshop teve como objetivo lembrar aos alunos que os solos fazem parte dos serviços prestados pelos ecossistemas e são a base para o desenvolvimento das plantas e dos animais, ou seja, da biodiversidade. Além disso, são igualmente a base para as atividades humanas, nomeadamente a agricultura e a pecuária.



Sem comentários:

Enviar um comentário